terça-feira, setembro 20, 2011

Sardinhas & Cinema

foto d'aqui

Não gosto de sopa, mas gosto de sardinhas. Gosto mesmo muito de sardinhas. E o que têm as sardinhas a ver com o cinema?
O Manuel Guimarães foi um grande homem de cinema, um realizador que, infelizmente, não tem visto reconhecido o seu mérito, seriedade e talento.  Graças ao esforço da Costa do Castelo, a sua obra teve recentemente edição em DVD e os que o não conhecem têm agora a oportunidade de ver filmes como Nazaré, Vidas sem Rumo ou Saltimbancos, que só foi possível concluir após violentos cortes impostos pela censura, resultando numa obra estranhamente críptica. Falecido a 29 de Janeiro de 1975, Guimarães teve pouco tempo de vida para criar em liberdade, mas a sua obra merece um olhar atento e merece ser descoberta pelas gerações mais novas.

Para além de um notável cineasta, o Manuel Guimarães era um homem maravilhoso, um grande amigo e meu padrinho de casamento. Ele e a sua mulher eram uma companhia excelente e, quando se tratava de "comes e bebes", então nem se fala! Foi com ele que comi pela primeira vez papas de sarrabulho, na Flor dos Congregados, no Porto (ele era homem do norte) e para sempre lhe fico grata pela descoberta.
Mas, e afinal, a que vêm as sardinhas?
Foi numa noite de Santo António, em Alfama, num grupo animado. Eu pedi febras. O Manel espantou-se: "E então as sardinhas?" E eu: "Nunca comi, não gosto..." "Tenha mas é juízo e coma sardinhas! Ora esta!"
E afinal gosto de sardinhas. Gosto imenso de sardinhas. Nunca mais deixei de as comer, pontualmente, todos os anos pelo Santo António e por todos os outros santos enquanto dura o tempo delas. Comi este fim de semana umas excelentes, gordinhas, bem assadas, a largar a pele. A época já deve estar a chegar ao fim, mas para o ano há mais.
Obrigada, Manuel Guimarães!

7 comentários:

Alexandra Prado Coelho disse...

Parece que, por causa do tempo, ainda há sardinhas boas por estes dias. Eu, amanhã, será mais papas de sarrabulho.

Luis Eme disse...

sei que já publicou esta "posta" há séculos, mas só hoje é que li.

gostaria de saber se as novas edições dos filmes de Manuel Guimarães estão completas, têm os cortes da censura.

grato

Maria Eduarda Colares disse...

Caro Luís Eme,
A propósito de sardinhas, aqui vai resposta à posta: tanto quanto sei as edições são dos filmes com os cortes feitos na época até porque não seria possível "reconstituir" os filmes sem haver o material eliminado.
de nada

Luis Eme disse...

grato, Maria Eduarda.

pensei que os descendentes do realizador pudessem ter a fita completa.

Maria Eduarda Colares disse...

o único descendente era o Dórdio Guimarães, que também já morreu. creio que o espólio do Manuel Guimarães deve estar na cinemateca, mas nunca ouvi falar em partes cortadas pela censura que tivessem sobrevivido. provavelmente nem chegaram a ser filmadas, sendo cortadas logo no guião.

Luis Eme disse...

não sabia que era o guião que ia à censura, Maria Eduarda (mas faz sentido, para não se estar a "queimar fita").

embora algum autor mais atrevido, pudesse filmar só para ele e a pensar que um dia destes a democracia chega.

felizmente tinha apenas 11 anos em 1974, idade para passar ao lado da ditadura e de todos esses pormenores.

Maria Eduarda Colares disse...

Pois, caro Luís, a película era mesmo muito cara e o vídeo ainda vinha longe... Tempos que já lá vão. Esperemos que não voltem!