segunda-feira, fevereiro 23, 2009

BAMBU: ECOALTERNATIVA AO ALGODÃO?

.

O bambu, que merece já as preferências dos praticantes de ioga e dança devido à sua textura muito macia, maleável e fresca, chegou recentemente à moda como uma alternativa sustentável ao algodão.
Efectivamente, o bambu, como planta, é muito sustentável, devido ao seu crescimento rápido e ao facto de não necessitar de voltar a ser plantado depois de ceifado porque a sua raíz se estende por uma área grande, fazendo continuamente brotar novos rebentos. Para além destas vantagens, o bambu é um pesticida natural, pelo que não necessita de toxinas adicionais, tendo também propriedades naturais anti-bacterianas.
Dir-se-ia, portanto, que a fibra de bambu é ideal para a roupa: leve, extremamente agradável, suave ao toque e naturalente fresca. Contudo, a questão não é tão pacífica quanto se poderia pensar, já que a transformação da polpa em fio passa por um processo que não está isento de perigos, pelo menos quando se opta pelo processo químico. Já o processo mecânico não apresenta esse tipo de problema, mas torna-se mais trabalhoso e dispendioso.
Por outro lado, a crescente procura do bambu na moda levou já a um desbaste de grandes áreas de floresta para as transformar em plantações de bambu, para além de que o transporte dessas cargas para as fábricas contribuir também para a poluição global.
Portanto, embora o bambu possa ser considerado francamente sutentável, ele não é inteiramente orgânico. Apesar de tudo, a roupa de bambu pode ser considerada bastante mais amiga do ambiente do que o algodão e uma importante alternativa para a indústia textil. Para além de ser realmente uma fibra incrivelmente agradável para vestir.
(in Care2 Newsletter)
.

Sem comentários: