domingo, setembro 05, 2010

O CONSELHO MAIS IMPORTANTE


Hoje, na Pública, algumas figuras de destaque respondem à pergunta "Qual foi o conselho mais importante que recebeu?" Isto fez-me pensar em qual teria sido o conselho mais importante na minha vida e fez-me recuar até à idade de começar a tomar decisões, ou seja, algures na adolescência. Sempre que perguntava ao meu pai se havia de decidir de uma forma ou outra, ele respondia-me: "Se fizeres desta forma, as consequências serão estas; se optares por esta outra, as consequências serão estas outras. Agora vê o que queres e decide." Creio que nunca recebi um conselho que fosse mais sábio, mais duradouro e mais útil. Ficou-me para toda a vida e ainda agora sei que, ao tomar uma decisão, estou a escolher uma determinada consequência. Tem corrido sempre bem? Nem sempre. Mas isso são os riscos inerentes à liberdade.

Se fosse vivo, o meu pai teria feito 97 anos no passado dia 9 de Agosto.

Sem comentários: