quinta-feira, novembro 27, 2008

PÓVOA DA ATALAIA

b Já não se vê o trigo,
a vagarosa ondulação dos montes.
Não se pode dizer que fossem contigo,
tu só levaste esse modo

infantil de saltar o muro,
de levar à boca
um punhado de cerejas pretas,
de esconder o sorriso no bolso,

certa maneira de associar às rolas
ou então pedir um copo de água,
e dormir em novelo,
como só os gatos dormem.

Tudo isso eras tu, sujo de amoras.

Eugénio de Andrade

b

domingo, novembro 16, 2008

GURAFIKA MISHIMA YUKIO

.

Gurafika Mishima Yukio. (Mishima, Yukio)
Japão: Shinchosa, 1990. Texto inteiramente em japonês.
Biografia de Mishima, numa edição que consta ser belíssima. Por estas e por outras já pensei em aprender japonês, mas deve ser mesmo muito difícil!
.

NOTÍCIAS DO OUTRO LADO DO ESPELHO

.

As Alices deram notícias. Dizem que estão bem, que Coimbra tem mais encanto, que o sítio é bom, que têm sido bem recebidas. Ficamos mais tranquilos.


AS ALICES DAS NOSSAS VIDAS

.
Como Alices perante o desconhecido ficamos muitas vezes hesitantes e suspensos. O nosso imaginário viaja, voa, perde-se em mundos inesperados.
As Alices do João Concha levam o imaginário a novas paragens. E viajam pelo país. Até 19 de Dezembro estão em Coimbra. Desejo-lhes uma proveitosa estadia. E para o João, muitos voos para lá dos espelhos, para nosso prazer e satisfação.

.

domingo, novembro 09, 2008

MUSEU DA MARIONETA

c

A pretexto da nova exposição O Regresso dos Animais, e aproveitando um fim de semana com o M pequeno, aproveitei para ir até ao Museu da Marioneta. Desde sempre que eu sabia da sua existência, mas nunca calhara lá ir, talvez porque nunca tivesse sentido o "apelo" daquelas criaturinhas de beleza carregada de melancolia, com os gestos pendendo, sem vida das cordas que ninguém anima. Felizmente que a publicidade agora exibida na tv é bonita, em vez de daqueles spots que nos tiram toda a vontade de ir onde quer que seja. A publicidade institucional, portanto, funciona, desde que seja feita com o empenho de quem acredita nas coisas.


v

E a visita valeu a pena. O Museu está muito bonito, apesar do espaço não ser muito grande, o que compensa estando muito bem cuidado e decorado. As peças, cuidadamente expostas, quer as da exposição temporária O Regresso dos Animais, como as que constituem a exposição permanente, são magníficas, desde as que deslumbram pela criatividade e bom gosto, às que comovem pela ingenuidade e simplicidade. Alguns vídeos, exibindo documentários em que as figuras são mostradas em acção, contribuem para que os visitantes tenham uma melhor noção do mundo de encanto e magia que aquelas figuras permitem criar.


Um museu que faz os adultos regressar à infância, se esse for um dos seus prazeres, e permite às crianças descobrirem um universo que existia muito antes da invenção da playstation.
Vão ao Museu da Marioneta! Não invente desculpas: o Museu fica no Convento das Bernardas, na Rua da Esperança, uma coisa que nunca devemos perder. A dois passos de Santos e de S. Bento, está a ver? E se a visita os deixar tão entusiasmados como nos deixou a nós, o Museu tem propostas muito interessantes de actividades fantásticas para os miúdos darem largas à sua criatividade e imaginação.


Ah! Existe ainda a possibilidade de fazer ali as festinhas de aniversário das criancinhas! Fixe, não é?

terça-feira, novembro 04, 2008

HOJE: OBAMA vs McCAINE

C
W
"O mais grave no nosso tempo não é não termos respostas para o que perguntamos - é não termos já mesmo perguntas." - Vergílio Ferreira


c

sábado, novembro 01, 2008

O INVERNO NA SERRA

v


Linhares. A peregrinação anual aos lugares de Vergílio Ferreira e da Manhã Submersa. Um verdadeiro frio da Serra, este ano. Penetrante, carregado do gelo que por aí há-de vir. Deslumbrantes as paisagens, ásperas, duras, de pedra que ganha insuspeitada leveza na ânsia de arranhar as nuvens. Dura também a vida de quem ainda hoje continua a escavar o dia a dia no meio desta natureza que parece reclamar o seu direito à solidão e ao isolamento.
c