segunda-feira, dezembro 15, 2008

PARA TODOS UM BOM NATAL!

eeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee


Tinha 2 anos e nunca ninguém teve Natais mais felizes. Por isso é que eu gosto do Natal. Do Natal de ontem, do de hoje e do de amanhã - ao contrário do velho Ebenezer Scrooge (o gorro não era porque fizesse frio dentro de casa, mas foi para a foto porque fazia parte do conjunto, vermelho e branco, tricotado pela minha mãe).

sábado, dezembro 13, 2008

terça-feira, dezembro 09, 2008

ESTOU UM BOCADO DESORIENTADA

Confesso que me sinto um pouco desorientada! A revista People escolheu este ano, como é habitual, os mais sexy do mundo. O acontecimento já teve lugar há um mês, mas ocupada como tenho andado, escapou-se-me. O que é lamentável. Mas vale mais tarde, etc, etc e então lá me fui informar. E aí é que começa a minha desorientação! Tive a sensação de estar a ver olivro de curso de uma high school americana! Mas onde é que eu tenho andado? Quem são estes moços? O que andam eles a fazer? Onde estão "os outros"? Valham-nos algumas honrosas excepções, como o Barden, claro e pouco mais.

E pronto, são desgostos destes que nos fazem velhos. Mas vá lá a gente andar a correr atrás do tempo... Apesar de tudo, continuo a achar mais graça aos que já têm o diploma da pré-primária!

Hugh Jackman

Michael Phelps

Daniel Craig

Jon Hamm

Zac Efron

Robert Buckley

Blair Underwood

Ed Westwick

Blake Shelton

Lang Lang

Mark-Paul Gosselaar
Javier Bardem

Robert Pattinson

Joshua Jackson

David Beckham


quinta-feira, novembro 27, 2008

PÓVOA DA ATALAIA

b Já não se vê o trigo,
a vagarosa ondulação dos montes.
Não se pode dizer que fossem contigo,
tu só levaste esse modo

infantil de saltar o muro,
de levar à boca
um punhado de cerejas pretas,
de esconder o sorriso no bolso,

certa maneira de associar às rolas
ou então pedir um copo de água,
e dormir em novelo,
como só os gatos dormem.

Tudo isso eras tu, sujo de amoras.

Eugénio de Andrade

b

domingo, novembro 16, 2008

GURAFIKA MISHIMA YUKIO

.

Gurafika Mishima Yukio. (Mishima, Yukio)
Japão: Shinchosa, 1990. Texto inteiramente em japonês.
Biografia de Mishima, numa edição que consta ser belíssima. Por estas e por outras já pensei em aprender japonês, mas deve ser mesmo muito difícil!
.

NOTÍCIAS DO OUTRO LADO DO ESPELHO

.

As Alices deram notícias. Dizem que estão bem, que Coimbra tem mais encanto, que o sítio é bom, que têm sido bem recebidas. Ficamos mais tranquilos.


AS ALICES DAS NOSSAS VIDAS

.
Como Alices perante o desconhecido ficamos muitas vezes hesitantes e suspensos. O nosso imaginário viaja, voa, perde-se em mundos inesperados.
As Alices do João Concha levam o imaginário a novas paragens. E viajam pelo país. Até 19 de Dezembro estão em Coimbra. Desejo-lhes uma proveitosa estadia. E para o João, muitos voos para lá dos espelhos, para nosso prazer e satisfação.

.

domingo, novembro 09, 2008

MUSEU DA MARIONETA

c

A pretexto da nova exposição O Regresso dos Animais, e aproveitando um fim de semana com o M pequeno, aproveitei para ir até ao Museu da Marioneta. Desde sempre que eu sabia da sua existência, mas nunca calhara lá ir, talvez porque nunca tivesse sentido o "apelo" daquelas criaturinhas de beleza carregada de melancolia, com os gestos pendendo, sem vida das cordas que ninguém anima. Felizmente que a publicidade agora exibida na tv é bonita, em vez de daqueles spots que nos tiram toda a vontade de ir onde quer que seja. A publicidade institucional, portanto, funciona, desde que seja feita com o empenho de quem acredita nas coisas.


v

E a visita valeu a pena. O Museu está muito bonito, apesar do espaço não ser muito grande, o que compensa estando muito bem cuidado e decorado. As peças, cuidadamente expostas, quer as da exposição temporária O Regresso dos Animais, como as que constituem a exposição permanente, são magníficas, desde as que deslumbram pela criatividade e bom gosto, às que comovem pela ingenuidade e simplicidade. Alguns vídeos, exibindo documentários em que as figuras são mostradas em acção, contribuem para que os visitantes tenham uma melhor noção do mundo de encanto e magia que aquelas figuras permitem criar.


Um museu que faz os adultos regressar à infância, se esse for um dos seus prazeres, e permite às crianças descobrirem um universo que existia muito antes da invenção da playstation.
Vão ao Museu da Marioneta! Não invente desculpas: o Museu fica no Convento das Bernardas, na Rua da Esperança, uma coisa que nunca devemos perder. A dois passos de Santos e de S. Bento, está a ver? E se a visita os deixar tão entusiasmados como nos deixou a nós, o Museu tem propostas muito interessantes de actividades fantásticas para os miúdos darem largas à sua criatividade e imaginação.


Ah! Existe ainda a possibilidade de fazer ali as festinhas de aniversário das criancinhas! Fixe, não é?

terça-feira, novembro 04, 2008

HOJE: OBAMA vs McCAINE

C
W
"O mais grave no nosso tempo não é não termos respostas para o que perguntamos - é não termos já mesmo perguntas." - Vergílio Ferreira


c

sábado, novembro 01, 2008

O INVERNO NA SERRA

v


Linhares. A peregrinação anual aos lugares de Vergílio Ferreira e da Manhã Submersa. Um verdadeiro frio da Serra, este ano. Penetrante, carregado do gelo que por aí há-de vir. Deslumbrantes as paisagens, ásperas, duras, de pedra que ganha insuspeitada leveza na ânsia de arranhar as nuvens. Dura também a vida de quem ainda hoje continua a escavar o dia a dia no meio desta natureza que parece reclamar o seu direito à solidão e ao isolamento.
c



terça-feira, outubro 07, 2008

RODRIGO LEÃO NA ABERTURA DO CINEECO

z

É só o primeiro de muitos motivos para ir ao CineEco 2008 - Festival Internacional de Cinema e Vídeo de Ambiente. É já no dia 18 e vai até 25. E vai ser muito bom. Em Seia - na Serra da Estrela. Venha daí! Já imaginou o prazer de admirar a serra nesta altura do ano; apreciar o melhor queijo do mundo (disseram-me e eu acredito!); conviver com pessoas fantásticas; ver (e ouvir) o Rodrigo Leão... e ver uma selecção excepcional do melhor que se faz no mundo em cinema e vídeo sobre os mais actuais, importantes e inquietantes temas relacionados com o ambiente e este nosso mundo que habitamos e que vamos deixar às gerações futuras, com todas as suas riquezas e com tantos (e tão graves)problemas!
'bora ir a Seia! Não diga que não avisámos!

z

sexta-feira, outubro 03, 2008

DECLARO ABERTA A ESTAÇÃO

l
O M. pequeno começou a frequentar a escola primária (a oficial, sim). O Cineeco é hoje apresentado ao público e imprensa, às 15h30, no espaço da edp da Praça Marquês de Pombal. Outubro já começou. Também hoje, pelas 21h30, a Maria Quintans e o João Concha apresentam o seu livro na primeira tertúlia VavaDiando desta temporada, agora numa versão dupla: VavaDiando e VavaDiando com Livros.

C'est la saison, enfim.





segunda-feira, setembro 29, 2008

PARABÉNS, FICAP!

w
O Frederico, a Cátia e o seu grupo de generosos e dedicados colaboradores conseguiram o feito de pôr de pé o FICAP. Com a cumplicidade do Museu do Teatro e do seu director. Estão todos de parabéns! Foi um acontecimento de uma qualidade surpreendente. Viram-se filmes que de outra forma não seriam vistos. Três júris igualmente dedicados (e cumpridores) premiaram obras de grande interesse. Foi para muitos espectadores uma revelação descobrir o universo de génios como Robert Wilson, Peter Brook ou Philip Glass. Aliás, apetece-me para citar aqui este último, num filme sobre a sua obra: "Faço e sempre fiz aquilo que quero e de que gosto. Se não gostarem da minha música, não ouçam... há tanta música no mundo!"


Foto Telénia Araújo (MEF)
Contrariamente ao que é meu hábito, não andei de máquina fotográfica a registar o FICAP. E porquê? perguntarão. Porque havia uma excelente cobertura fotográfica, integrada no programa do FICAP, numa interessante parceria com o Movimento de Expressão Fotográfica (MEF). Por isso aqui fica uma fotografia com os devidos créditos, tirada na conferência de imprensa que antecedeu o FICAP. Mais fotos aqui.
Parabéns ao FICAP 2008, na pessoa do seu director, Frederico Corado. Viva o FICAP 2009!
b

sábado, setembro 27, 2008

BUTCH CASSIDY MORREU.

x
O título deste post não é meu. Foi assim que me confirmaram a notícia já há tempo anunciada: Paul Newman morreu. Deixa aquela sensação de que nem a beleza é eterna. Morreu aos 83 anos de uma vida bem vivida. Tanto quanto se sabe, fez o que quis, como quis e acabou em casa, rodeado dos seus, como foi sua manifesta vontade. Entrou para a lista daqueles que "por obras valorosas se vão da lei da morte libertando"... O Sundance Kid ficou só.




JÁ ESTÁ À VENDA!

m
A "Apoplexia da Ideia", da Maria (Bandida) Quintans foi recebido com um fim de tarde glorioso na Fnac do Chiado. Sala cheia como nunca vi. Os amigos, a família, todos quiseram estar presentes neste momento em que o "primogénito" (como o Lauro António lhe chamou na apresentação) foi apresentado ao público e colocado nos escaparates da Fnac. Com ilustrações (muito boas!) do João Concha, esta Apoplexia da Ideia abre a porta a um fluxo poético que já muito prometia no "Bandida", mas que agora toma outra forma e outro corpo.

A alegria radiosa nos olhos - hoje mais do que nunca daquela cor tão improvável - não engana: o primogénito não vai ficar filho único. E ainda bem!

O apresentador estava inspirado, a autora estava linda e o artista plástico escondia-se atrás daquela modéstia que lhe conhecemos.


Parabéns (merecidos) e... boas vendas (que é uma coisa que ajuda muito, quer se queira, quer não)!