Por outro lado, quanto mais penso, mais "eles" se infiltram nos meus pensamentos. "Eles", os que mudaram alguma coisa na minha vida. E como a estes desafios se responde subvertendo-os (não é assim?), aqui ficam os responsáveis pelo que (mal ou bem) "eles" mudaram em mim.
Hemingway foi talvez o primeiro autor "moderno" que li ("primeiro, os clássicos"). Deu-me uma outra dimensão da literatura. Era desmedido, violento, poderoso. A chamada "linguagem literária" ganhou outra dimensão.
Estavam a começar os anos 60 quando um (jovem) autor português publicava aquele que ia ser um livro de culto de geração. Refiro-me a Augusto Abelaira e a "A Cidade das Flores". O romance de Rosabianca e Giovanni ainda hoje permanece na minha memória como uma janela que se abria para a liberdade e para a vida.
Simone de Beauvoir e Jean Paul Sartre. Poderiam ter mudado a minha vida. Era o fascínio de Paris, do Café de Flore, do Marais, de uma intelectualidade de esquerda, do "Deuxième Sexe", das "Mains Sales". No entanto, o fascínio não resistiu à erosão.
Mas depois foi a descoberta de Marguerite Duras e essa, sim, mudou a minha forma de entender a literatura e também a sua interacção com o cinema. "India Song", "Le Ravissement de Lol Valérie Stein", "Le Vice-Consul" e tantos outros tornaram-se títulos mágicos. E assim irão ficar.
Vergílio Ferreira. Mudou parte da minha vida. O homem e a obra. Tenho saudades de conversar com ele, de o ouvir na melodia de uma autobiografia, "Nasci em Melo, na Serra da Estrela...", capturado num filme do Lauro António.
Paul Auster, Enrique Vilas-Matas, Haruki Murakami. Muito recentes para saber as marcas que deixarão. Para já, são o meu vício, o meu prazer.
12 comentários:
Vocês e o Lobo Antunes... Reconheço-lhe a arte, mas não consigo gostar! E sabem os deuses como já tentei obrigar-me. Ou seja, tenho a certeza que não gramo aquilo!
[jules verne, vergilio ferreira e lobo antunes também, entre os livros que (não) mudaram mesmo a minha vida]
bjs
p.s.
alguns de alice vieira, quando era pequeno, também mudaram a minha visão do que eram/são/podem ser os livros.....
Uma bonita homenagem a tantos e excelentes escritores das nossas vidas.
Bom fim-de-semana!
Tenho andado ás voltas com este desafio ...
Encontrei três respostas tão fantásticas que quase me secaram as palavras e imaginação - os excelentes posts de Lauro, Ida e "m", fiquei ... assim como que sem palavras !
Pois ...
E agora ? Este desafio é como andar de bicicleta para trás :)) É bom mas exige muito treino ...
bjs ***
pronto, arion, deixa lá! Eu gosto, tu não, são as diferenças que dão paladar à vida!!!
beijos
pois é, intruso, a alice vieira andou comigo no liceu... e não havemos nós de estar velhos!
bjs
ana paula, bom fds 4 u 2!
beijos
isabel victor, andar de bicicleta p+ara trás deve ser mesmo muito arriscado! Mas não há nada como tentar.
Um beijo
Gostei de ver a Condessa de Ségur, foi sem dúvida a escritora da minha infância, a que me permitiu sonhar.
Vou tentar fazer o mesmo, descobrir os dez....tarefa bem difícil por sinal.
Obrigada pela viagem
mt, uma boa viagem pelos teus. é uma coisa que sabe bem.
bj
:) identifico-me tanto com esta lista, desde as origens. Só acrescentaria nestas Enid Blyton :) Cinco, Sete, Mistério, Santa Clara, Quatro Torres... fizeram as minhas delícias. As duas últimas colecções, lia-as à luz da lanterna e debaixo dos lençois, depois do meu pai, já comigo bem irritado pelas tardias horas, desligar o quadro eléctrico :)
Beijooo
(parabéns pelas fotos)
A propósito daquela capa ali, do Vergílio Ferreira... conhece a história da atribuição do (duplo)Prémio Lins do Rego 1961, contada pelo Luiz Pacheco, onde se mostram arranjinhos e um monumental plágio ?
´
É isto
http://luizpacheco.no.sapo.pt/fotos/chupista.jpg
E
conta mais tarde o Pacheco, numa entrevista, "Estive semanas ou talvez mais, um mês ou dois, a confrontar na Biblioteca Nacional, foi tudo verificado... eu mostrava às pessoas e as pessoas concordavam, aquilo era tudo roubado, o Namora, no 'Domingo à Tarde', tinha copiado partes do 'Aparição', do Vergílio Ferreira.
------
(Erro meu, que confundi 'Manhã Submersa' com 'Aparição' quando me pus a escrever isto...)
Enviar um comentário