domingo, janeiro 17, 2010

NA COVILHÃ COM VERGÍLIO FERREIRA






Uma vez mais o Lauro e o Vergílio Ferreira me levaram até à Serra. E uma vez mais foi muito agradável descobrir lugares e pessoas, e partilhar memórias que se mantêm tão vívidas e que são tão gratas. Na Covilhã estava frio e chovia, mas foi com entusiasmo e dedicação que os responáveis por esta organização conjunta da Universidade da Beira Interior e a companhia do Teatro das Beiras, se dedicaram à tarefa de evocar a memória e o espírito do autor nesta serra que o viu nascer e crescer nos tempos cinzentos de uma "manhã submersa", e onde quis repousar "para sempre".
Verifiquei, com agrado, que Vergílio Ferreira continua actual, que continua a despertar paixões e que a lucidez do seu pensamento e a inteligência da sua palavra continuam a exercer um indiscutível fascínio sobre as novas gerações. "A Neve", uma inspirada e engenhosa encenação de José Carretas, com interpretações do jovem e empenhado elenco do Teatro das Beiras, é bem prova disso.
Verificámos que a "neve" não consegue abafar a criatividade e a vontade, quando elas existem efectivamente - nem mesmo nos invernos mais frios!

1 comentário:

Lauro António disse...

Na verdade assim foi, o que ficou bem documentado. Com as tuas inspiradas fotos.