sábado, junho 21, 2008

BRASIL DE HAVAIANAS NOS PÉS

!
!
BRASIL A CORES
!
Uma vez mais, o Brasil, mais exactamente, Goiás, que é terra de FICA - ou seja: Festival Internacional de Cinema de Ambiente.
Mas, para os mais curiosos do que se passa por apetece-me deixar imagens aqui
Também uma vez mais, "com açúcar, com afecto", o Brasil terra de Chico, de Bethânia, de Amado, de Jobim e Vinicius, de samba, bossa-nova, Pelé (e dizem-me que, sobretudo, Garrincha); a terra verde-e-amarelo da fantasia de Verão de qualquer português que se preze, terra de português doce e meloso que vai resistir a qualquer acordo ortográfico, de tal forma muda ao sabor da disposição do momento; a terra desse fenómeno que se chama Havaianas.
Sim, porque sempre que digo que vou ao Brasil, alguém me pede de imediato "Traz-me umas Havaianas!". Não sei porquê, sinceramente, mas trago. Chego mesmo a trazer o fundo da mala forrado de Havaianas. Creio que é um gesto de ternura, diferente do que se fosse ali ao Corte Inglês e comprasse as mesmas Havaianas, que as há de todas as cores, feitios e isso. Mas não vinham do Brasil.
!
!
!
Devido a essa popularidade alucinante das Havaianas, fico um pouco surpreendida ao verificar que todos os anos a marca lança a sua campanha publicitária (assinada, creio que sempre, pela BBDO). Eu estava convencida que as havaianas se vendem por si, sem publicidade, mas pelos vistos isso não é verdade. Por isso aqui deixo a campanha deste ano (do Verão passado, claro, que já foi). É tão gostosa como as próprias.
!
BRASIL A PRETO E BRANCO
!
!
Mas o Brasil não é só cor. A preto e branco, magnífico, belíssimo, comovente, genial, o filme "SANTIAGO" de João Salles. Indispensável. Não digo "brevemente num cinema perto de si" porque isso é altamente improvável, mas tenho pena.
!
!

quarta-feira, junho 04, 2008

MEL FERRER EM PAZ

Morreu no dia 2 de Junho. Era um actor discreto. Foi casado com Audrey Hepburn. Recordamo-lo essencialmente em Guerra e Paz. Morreu aos 90 anos e, segundo as notícias, rodeado da família e dos amigos. Em paz, portanto.